MENSAGEM DE DOM ALBERTO PARA O CÍRIO 2010

outubro 09, 2010
Ó Virgem de Nazaré, mais uma vez o teu povo acolhe tua presença materna, com os círios da fé acesos, contemplando-te feliz por ter acreditado! Tua imagem, ícone sagrado da presença, entra em todas as casas, visita todos os recantos de nossas cidades. Não há porta que se feche para ti, Maria, Mãe de Jesus, bem-aventurada, todas as gerações te proclamaram feliz, e nós cumprimos a profecia que nasceu de teus lábios! Maria, Porta do Céu, roga por nós!
Maria, de Nazaré subiste às montanhas de Judá, qual procissão luminosa trazendo em teu ventre o Verbo de Deus feito carne. Movida pelo amor, quiseste servir na simplicidade. Contigo reconhecemos que o Senhor fez maravilhas em ti e no povo que a ti se consagra! Que em nossa Igreja se espalhe o facho da caridade para aquecer os corações e incendiar com amor e serviço toda a sociedade. Brotem neste círio corações renovados para vencermos juntos a violência, a miséria, a desconfiança e a divisão. Mãe do belo Amor, roga por nós!Nossa Senhora de Nazaré, na Anunciação acolheste em nome de toda a humanidade a realização das promessas de Deus a todas as gerações que esperavam o Salvador. Jesus, teu Filho, é a Palavra eterna que o Pai pronuncia! Ele é o Pastor que nos conduz no caminho mais seguro. Mesmo quando passamos pelos vales da escuridão, não temeremos o mal! Ele é o novo Maná, Pão vivo descido do Céu! Arca da Aliança, roga por nós!
Nossa Senhora de Belém! Na Casa do Pão, veio à luz o Filho de Deus! Na cidade de Santa Maria de Belém do Grão Pará, no meio do povo de Deus, vivendo como viveste ao lado de José, multipliquem-se as novas manjedouras! A presença de Jesus em nosso meio faça brotar comunidades vivas de Igreja, como novos focos de um grande incêndio de caridade, para que todos tenham vida! Nossa Senhora de Belém do Grão Pará, roga por nós!
Nossa Senhora da Apresentação, Mãe daquele que é sinal de contradição, cujo peito foi traspassado pela espada da dor! Que ao teu exemplo sejamos capazes de nadar contra a correnteza das insinuações do mal, presentes em nosso tempo! Tuas virtudes da coragem, fidelidade e ousadia nos animem a buscar o bem e a verdade, prontos a renunciar a todo o mal que nos cerca. Virgem fiel, roga por nós!
Maria de Nazaré, tu guardavas todas as coisas, meditando-as em teu coração. Maria do dia a dia, Maria de nossas casas, Maria da Família! Tua presença nos atrai porque és muito parecida conosco. Por isso continuamos a cercar-te de crianças vestidas de anjos, por isso nossas flores mais belas são para ti e nossas casas se enfeitam com tua figura. Maria, corda sagrada entretecida com amor pelas gerações que te chamam irmã e senhora nesta terra sagrada! Contigo, nossas vidas se unem àquele que nos salva, âncora que mantém seguro o barco de nossa vida em meio aos rios e mares da história, Jesus Cristo. Nossa Senhora da Esperança, roga por nós!
Maria, primeira discípula de teu filho! Em Caná nos deste o segredo do milagre do cotidiano, fazer tudo o que Ele disser! Tu viveste a palavra de Deus e a colocaste em prática. Por isso és feliz! Em Caná veio a alegria para a família! Contigo percorramos a mesma estrada! Nossas famílias recebam no Círio o vinho novo que só Jesus pode dar. Com ele, não voltaremos atrás, mas caminharemos sempre para frente, buscando as coisas do alto. Rainha das famílias, roga por nós!
Maria presente, de pé, perto da Cruz de teu Filho Jesus! Senhora das Dores, ajuda-nos a acolher o mistério profundo do sofrimento. Roga por todas as pessoas que sofrem no corpo e na alma. Visita nossas casas e hospitais, as cadeias, as ruas e os andarilhos, as pessoas que não têm casa para morar. Vem ao encontro dos que estão desesperados, dos tristes e abandonados. O Círio que celebramos contigo seja consolação para todos! Nossa Senhora do Sim, roga por nós!
Maria da manhã alegre da Ressurreição, Maria de Pentecostes, Maria da Igreja! De ti nunca se falará o bastante! A Igreja te sabe presente na peregrinação da fé. Nosso Círio de Nazaré de 2010 seja o sinal de que somos caminhantes para o dia sem ocaso, confiantes em tua oração amorosa! Segura nossos passos, para que ninguém tropece! Faze-nos promesseiros da vida verdadeira! Tenhamos contigo o repouso nas estações da vida e cheguemos felizes à eternidade! Nossa Senhora de Nazaré, roga por nós!
Dom Alberto Taveira Corrêa
Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »