Fatos que marcaram a Paróquia de Benfica em 2012

dezembro 31, 2012
Relembremos momentos vividos ao longo desse ano de 2012 em nossa Paróquia, e em nossas comunidades.


Chegamos ao ultimo dia de 2012, daqui a algumas horas, entraremos em um novo ano, com novos desafios, e trabalhos a serem realizados já em janeiro. Relembremos alguns momentos especiais, realizados por todos na Igreja de Benfica.

Festa De São Sebastião 2012
Logo no primeiro mês do ano, acontece a já tradicional festa em honra ao glorioso São Sebastião. Neste ano de 2012 o mastro, veio do murinin, até a praça da matriz em Benfica, um percurso longo, mais que não foi capaz de desanimar o povo que saiu as ruas para saudar o santo de grande devoção de muitos benfiquenses.

Mais de 500 jovens se reúnem na II Jornada Vocacional
A juventude de nossa paróquia esteve presente neste ano de 2012, em diversos eventos da arquidiocese de Belém e um deles foi a Jornada Vocacional, realizado em fevereiro no Centro de Cultura e Formação Cristã em Ananindeua. O evento foi organizado pelo SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Arquidiocese de Belém, e contou com a participação de cerca de 500 jovens de todas as paróquias de Belém.

Semana Santa 2012
A semana santa em nossa paróquia, teve momentos especiais. A procissão de ramos saiu este ano da capela de Santa Terezinha na Piçarreira. E foi realizado pela primeira vez este ano a proclamação do Sermão das Sete palavras, proclamado pelo Seminarista Ulisses. A juventude encenou também a via sacra, a praça de Benfica tornou-se um imenso palco, onde os passos do Senhor, seu sofrimento e dor foram representados em um lindo espetáculo apresentado pelos jovens.

Festividade de Santa Maria
A Comunidade de Santa Maria realizou seu 15º Círio, em honra a sua padroeira. Neste ano que passa, a comunidade recebeu o Título de Santa Maria de Belém, a primeira comunidade da Arquidiocese dedicada a Santa Padroeira da Cidade de Belém. Uma imagem da Santa padroeira foi doada por todos do Seminário São Pio X. A festividade 2012 da comunidade teve início com uma carreata, onde a nova imagem foi conduzida da Igreja Matriz, para a capela da Comunidade.

Visita de Imagem de Fátima marca vigília de Pentecostes
Recebemos este ano, pela primeira vez, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que veio do Santuário de Fátima em Belém, e foi recepcionada por todos os nossos paroquianos, na capela da Comunidade de Santa Maria, na festa solene de Pentecostes. A missa neste dia foi celebrada pelo Monsenhor Raimundo Possidônio, ou simplesmente ‘Padre Cid’, pároco do Santuário de Fátima.

Festa do Sagrado Coração 2012
Realizado no mês de julho, a também já tradicional festa em honra ao Sagrado Coração de Jesus, foi realizada aqui em nossa paróquia. Neste dia, todos os membros do Apostolado da Oração, estiveram reunidos em oração, e logo após participando da celebração eucarística, e realizando em seguida um pequena procissão no entorno da praça matriz de Benfica.

São João Batista é homenageado no Itaquara
A comunidade de São João Batista, realizou mais uma festa, celebrando o dia de seu padroeiro. A festividade 2012 da comunidade teve inicio com o traslado da imagem do Santo Padroeiro, para a capela da comunidade Sant’Ana, fazendo o caminho inverso no dia seguinte.

5º Arraial Paroquial
Mês de junho, é mês de festa, e nós realizamos o nosso 5º Arraial Paroquial, com a participação de diversas atrações, com a apresentação das crianças da catequese com o carimbo, e os jovens da crisma, que se apresentaram com a quadrilha junina, além da apresentação das senhoras da melhor idade, e da apresentação das miss de cada comunidade.

Festividade 2012 em honra a Sant’Ana
E as comunidades continuam suas festas em honra a seus padroeiros, no mês julho, foi a vez da comunidade Sant’Ana localizada no final da linha, realizar sua festividade 2012. As festas começaram com o traslado da imagem para a residência do Senhor Cardoso, sendo conduzida novamente para a capela da comunidade no dia seguinte.

Festividade de Nossa Senhora das Graças 2012
Outra comunidade que festejou sua padroeira em julho, foi a comunidade Nossa Senhora das Graças, localizada no Touro Bravo. A mais nova comunidade de nossa paróquia, realizou uma linda festa, com um procissão que saiu da capela da comunidade São Judas no Bairro Novo, com a celebração da santa missa, na capela da comunidade, presidida pelo Padre José Luiz.

Lançamento da Festividade 2012
No mês de agosto, foi realizado a santa missa e um coquetel de lançamento de mais uma festividade 2012, em honra a nossa padroeira Nossa Senhora da Conceição. Neste mesmo dia foi apresentado a toda a comunidade paroquial, o cartaz oficial da Festividade 2012.

Show Vocacional 2012
Nossos paroquianos, marcaram presença em mais um show vocacional, realizado pelo Seminário São Pio X. O show foi realizado no Ginásio de Esportes da Universidade Estadual do Pará (UEPA) na Almirante Barroso, e contou esse ano de 2012, como atração principal a cantora Celina Borges.

Encontro das Peregrinações de Nossa Senhora de Nazaré 2012
Foi realizado pela primeira vez aqui na Paróquia de Benfica, neste ano de 2012, os encontros de peregrinações de Nossa Senhora de Nazaré, em preparação a maior manifestação católica do mundo, o Círio de Nazaré, as famílias benfiquenses, receberam em suas residências a imagem da padroeira dos paraenses.

Círio do Murinin 2012
São Francisco de Assis, foi homenageado no Murinin, com uma procissão que saiu da Capela da Comunidade Santa Rita de Cássia, localizada no Moacir Jerundi, em direção a capela da comunidade São Francisco. O povo saiu as ruas do distrito de Murinin, para saudar e honra seu santo padroeiro.

Festividade de Santa Terezinha 2012
A comunidade Santa Terezinha no bairro da piçarreira, celebrou no dia primeiro de outubro, sua padroeira, Santa Terezinha, com uma procissão, e com a celebração da santa missa na capela da comunidade, sendo realizado a já tradicional benção e distribuição das rosas.

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré
E mais um ano, nossa paróquia recebeu a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. Neste ano de 2012 pela primeira vez, o distrito de Murinin acolheu a imagem, onde foi celebrada uma missa campal na praça central do distrito.

Romaria da Juventude e Bote Fé Belém
Outro evento em que nossa juventude participou, foi a romaria da juventude, que este ano foi mais que especial. A romaria foi realizada no mesmo período em que os símbolos da JMJ que será realizado em 2013 no Rio de Janeiro estiveram na capital paraense. Jovens de nossa paróquia tiveram a oportunidade de tocar e carregar a cruz missionária, entregue aos jovens pelo saudoso Beato Papa João Paulo II.

Festividade de São Judas Tadeu 2012
O Bairro Novo realizou mais uma festa em honra a seu padroeiro, São Judas Tadeu. A festa em honra ao santo, contaram com a realização de novenas nas famílias, procissões e santa missa na capela da comunidade.

Festividade 2012 - Círio 199º
E já encerrando, não podemos esquecer da festa maior, a festa em honra a nossa Padroeira Nossa Senhora da Conceição. Neste ano de 2012, realizamos o nosso Círio de número 199º, com várias procissões, missas, e a participação e colaboração em massa de todos os nossos paroquianos, nas celebrações, nas noitadas, e m todos os momentos da Festividade 2012.

Agradecemos a todos do Seminário São Pio X

seminário são pio x belém do pará

O ano de 2012 ficará gravado na história de nossa Paróquia, não só pelos trabalhos realizados e metas cumpridas, mais também pela passagem aqui de nossos amigos, se não dizer “IRMÃOS” Padres, que ao longo desses últimos anos passaram por aqui, nos deixando grandes ensinamentos, que ficaram conosco. Agradecemos em nome de todos os nossos paroquianos, ao Pe. Lindomar Pinheiro, reitor do Seminário Propedêutico, Pe. Idamor Mota, diretor do Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), Pe. Stélio Girão e o Pe. Jaime Pereira, diretores espirituais dos seminaristas, Pe. Vladian Alves, reitor do Seminário Maior e ao Padre José Luiz e ao Diácono Silvio, que com muito empenho, deram parte seu tempo, aos trabalhos pastorais aqui em Benfica, junto ao povo. Não podemos esquecer-nos dos seminaristas que aqui passaram.

O ano “velho” foi realmente muito especial para todos nós, e nos despedimos dele já com a saudade dos bons momentos que vivemos ao longo desses doze meses. Este últimos dias de 2012 servem para nos refletimos e pensarmos em nossos atos, que com certeza serviram para bem vivermos o novo ano.

E a todos, desejamos um Feliz e Próspero Ano Novo, e em 2013, esperamos contar sempre com todos vocês, e convidamos a todos, desde já, em março se fazerem presente para acolhermos os novos padres que assumiram nossa paróquia daqui pra frente.

Feliz Ano Novo, que Deus os abençoe!

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »