Terceira semana da Quaresma

março 28, 2011

O caminho quaresmal em direção à Páscoa nos oferece a mensagem de três encontros com Cristo, correspondentes ao itinerário batismal de todas as pessoas de fé: a mulher Samaritana, o Cego de nascença e Lázaro, o amigo de Jesus. Nestes encontros, está também a nossa humanidade, a revelação de Jesus nos aspectos de nosso Batismo a ser renovado na Páscoa.

Acolhamos estas três figuras do Evangelho como companhia na estrada que vai ao Monte da Páscoa. A esta altura da Quaresma, todos nós estamos em ritmo de revisão de vida, animados pela leitura orante da Palavra de Deus, conscientes de que os exercícios penitenciais nos estimulam a um novo impulso de vivência da fé.

A Samaritana encontra Jesus junto ao Poço de Jacó (Jo 4, 5-42). Uma mulher na rotina monótona de sua vida. Descobre a existência do pecado, a própria fraqueza e a exploração de que é vítima. No fundo, uma grande insatisfação e a sede de felicidade e de paz, o desejo de uma nova vida, na qual a mulher se sinta restaurada em sua dignidade. Chama-se Salvação esta novidade! Nessa mulher, todos os nossos sonhos, todo o nosso desejo de graça e salvação.

Só a presença e a pessoa de Jesus a fazem descobrir algo de novo e melhor. No coração da Samaritana e em sua situação de amargura, na qual se encontrava mais ou menos acomodada, o Mestre escava para descobrir uma fonte de água, fazendo-a descobrir a si mesma a partir de sua própria humanidade e se realiza o encontro da salvação.

Durante a semana, siga as indicações da Leitura Orante da Palavra de Deus, para a Via-Sacra, o Rosário e a Meditação sobre as Dores de Nossa Senhora, como se encontram na introdução ao Retiro e nas respectivas páginas.

É tempo de confissão! Procure um sacerdote para fazer a experiência da abertura do coração nesta Quaresma. Experimente de novo o gosto da misericórdia, para proclamar "Ele me disse tudo o que eu fiz"!

Nosso gesto penitencial na terceira semana da Quaresma é sair de nós mesmos para visitar uma pessoa que se encontre enferma ou isolada, precisando de nossa presença. Há muitos poços de Jacó pela vida afora, em torno dos quais pode nascer uma conversa que leve as pessoas a conhecer o Cristo. Experimente!

LEITURAS DA SEMANA

DIA 27 DE MARÇO, terceiro domingo da Quaresma
"Hoje não fecheis o vosso coração, mas ouvi a voz do Senhor".
Ex 17, 3-7; Sl 94; Rm 5, 1-2.5-8; Jo 4, 5-42

DIA 28 DE MARÇO, segunda-feira da terceira semana da Quaresma
"Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus"?
2Rs 5, 1-15a.; Sl 41; Lc 4, 24-30

DIA 29 DE MARÇO, terça-feira da terceira semana da Quaresma
"Recordai, Senhor, a vossa compaixão".
Dn 3, 25.34-43; Sl 24; Mt 18, 21-35

DIA 30 DE MARÇO, quarta-feira da terceira semana da Quaresma
"Glorifica o Senhor, Jerusalém!"
Dt 4, 1.5-9; Sl 147; Mt 5, 17-19

DIA 31 DE MARÇO, quinta-feira da terceira semana da Quaresma
"Oxalá ouvísseis hoje a voz do Senhor: não fecheis os vossos corações".
Jr 7,23-28; Sl 94; Lc 11,14-23

DIA 1° DE ABRIL, sexta-feira da terceira semana da Quaresma, primeira sexta-feira do mês
"Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus!"
Os 14, 2-10; Sl 80; Mc 12, 28b-34

DIA 2 DE ABRIL, sábado da terceira semana da Quaresma
"Eu quis misericórdia e não sacrifícios".
Os 6, 1-6; Sl 50; Lc 18, 9-14

ORAÇÃO

"Ao pedir à Samaritana que lhe desse de beber, Jesus lhe dava o dom de crer. E, saciada sua sede de fé, lhe acrescentou o fogo do amor. Por esta razão, vos servem todas as criaturas, com justiça vos louvam os redimidos e, unânimes, vos bendizem os vossos santos." (Missal Romano, Prefácio do III Domingo da Quaresma, Ano A) 

Dom Alberto Taveira Corrêa

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »