Papa concede indulgências plenárias

março 08, 2011

Tempo de conversão, mudança de vida e reflexão. A Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma no calendário cristão, por isso ocorre um dia após o carnaval, e caracteriza-se pelo jejum e pela abstinência. Este ano, acontece no dia 9 de março. As cinzas são um símbolo de arrependimento perante Deus, sendo uma antiga tradição do Oriente, como é relatado em algumas passagens da Bíblia.

O vigário paroquial da paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, no Jurunas, padre Wagner Fernandes, explica que este dia é o primeiro passo para conversão e realização pessoal. "A Quarta-feira de Cinzas significa olhar para o nosso próprio ser, olhar para gente. Ela marca o início do período preparatório para a Páscoa. Na Quaresma, é preciso de uma preparação, é preciso olhar para a vida e viver da nossa fé. Ela pode ser resumida em três palavras: jejum, oração e caridade".

A Quarta-feira de Cinzas também marca um novo tempo para Igreja. Com a Quaresma, novas leituras são abordadas nas missas, como as que falam da penitência; e os paramentos dos sacerdotes também mudam. Assim como, são retirados das celebrações litúrgicas os cantos de Glória e de Aleluia para dar lugar a músicas mais reflexivas, que representam o recolhimento e penitência.

Pelo mesmo motivo, o ambiente das igrejas requer sobriedade, não se usando flores nem outros enfeites de decoração. Mas não é por isso, que a quaresma significa tristeza e sofrimento, como muitas pessoas acreditam. Para o padre Wagner "é um tempo de alegria, de olhar para frente e ver que tem coisas que devem ser mudadas, é um tempo de interiorização. É tempo de músicas calmas, de reflexão, mas isso não significa sofrimento, e sim, paz".

Na Quarta-feira de Cinzas as indulgências plenárias são concedidas pelo Papa para abençoar e perdoar os pecados dos cristãos. "Indulgência plenária significa dar uma nova oportunidade para o perdão, que é concedida pelo Papa. É a faculdade da Igreja de absolver o pecado, mas para isso é preciso de alguns requisitos básicos, como ter confessado, está em estado de graça, comungar e rezar pelas intenções do papa", explicou padre Wagner.

fonte: Jornal Voz de Nazaré

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »