São José, modelo de santidade para os homens

março 19, 2011

O dia 19 de março é a única data da Quaresma na qual os padres tiram o roxo, porque é Dia de São José, pai adotivo de Jesus Cristo. No dia dedicado a esse homem fiel, obediente, cheio de fé, totalmente entregue a Deus e a Seu serviço, também celebramos o Dia dos Homens – que são chamados a seguir esse modelo de santidade.

"Eis qual foi a origem de Jesus Cristo. Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José. Ora, antes de terem coabitado, achou-se ela grávida por obra do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la publicamente, resolveu repudiá-la secretamente"(Mateus 1,18-19).

Quando lemos esse trecho bíblico, achamos que é tudo muito normal. Mas, ponha-se nesta situação: José amava muito a Maria e confiava nela. Eles já estavam noivos e o noivado dos judeus significava casamento: havia uma aliança entre eles, havia um pacto prévio nesse tempo. A Santíssima Virgem não tinha nada a fazer, a não ser guardar silêncio e esperar que o Senhor lhe mostrasse o caminho a seguir. Ela confiava em que o Senhor iria ajudá-la. Mas isso no meio de muito dor e muita espera. Com José ocorreu o mesmo.

Neste dia, convidamos as mulheres a valorizar os homens que conhecem com um abraço, um gesto de carinho, um bilhete a fim de lhes mostrar a importância deles em sua vida. Aos homens, por sua vez, os convidamos a fazer um profundo exame de consciência, espelhando-se em São José, para que, com a fé e testemunho desse santo, possam ser luz no mundo.

fonte: Canção Nova

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »