Oração da Quaresma

março 16, 2011

Como já vimos nos posts anteriores, a quaresma é um tempo de contrição e penitência, é o período de 40 dias que precede a Páscoa e serve para que reflitamos e nos preparamos para uma renovação espiritual, representada pela ressureição de Jesus.

Essa é uma época para se dedicar intensamente à salvação da Alma. Na busca de uma renovação interior, deve-se procurar o arrependimento verdadeiro dos pecados. Por isso, é importante incluir nas orações do dia um ato de contrição. A ocasião é apropriada para pedir a Deus coragem e discernimento para agir da forma correta, consigo mesmo e com o próximo. Mas a vontade de praticar o bem deve ser verdadeira, por isso, também se pede força para que os céus plantem em nossos corações a semente da bondade.

Para fortalecer o espírito, muitos cristãos costumam praticar o jejum durante a quaresma. Segundo a tradição, várias pessoas deixam de comer carne nessa fase, principalmente às quartas e sextas-feiras. É importante respeitar as crenças de cada um. No entanto, existem outra maneiras de vivenciar esse período de abstinência, por exemplo, através da caridade. Ajudar a quem precisa, dividindo o que se tem, é uma forma de se aproximar de Deus e fortalecer a espiritualidade. Mais do que abster de certas comidas e bebidas, vale a pena pensar no que falta na mesa do outro e no que pode ser feito para alcançar um mundo mais justo e igualitário.

Oração da Quaresma

”Pai nosso, que estais no céu, durante esta época de arrependimento, tende misericórdia de nós. Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras, transformai nosso egoísmo em generosidade. Abri nossos corações à vossa palavra, curai nossas feridas do pecado, ajudai-nos a fazer o bem neste mundo. Que transformamos a escuridão e a dor em vida e alegria. Concedei-nos estas coisas por  Nosso Senhor  Jesus Cristo. Amém”. 

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »