Características do tempo quaresmal

março 14, 2011

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece-nos clara síntese das características do tempo quaresmal:

Mais do que simples preparação para a Páscoa, a Quaresma é tempo de grande convocação para que toda a Igreja se deixe “purificar do velho fermento para ser uma massa nova, levedada para a verdade”. É tempo de nos convertemos ao projeto de Deus, ouvido e acolhendo sua palavra sempre viva e eficaz, que nos faz retomar o que fizemos no batismo: a opção fundamental de nossa fé. Dedicando mais tempo à oração, vamos fortalecendo as razões de nossa esperança e assumindo o verdadeiro e mais agradável jejum: a prática do perdão, da justiça e da caridade como compromisso de “volta ao primeiro amor”, selado na fonte do batismal (cf. “Deus nos cerca de carinho e compaixão” – roteiros homiléticos da Quaresma, ano C, Introdução).

Eis os pontos salientes: retomar os compromissos assumidos no batismo; converter-se ao projeto de Deus; escutar a sua palavra; dedicar mais tempo à oração; assumir o verdadeiro jejum, isto é, a prática do perdão, da justiça e da caridade.

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »