ORIGEM DO NATAL

dezembro 20, 2010
Natal-2 A Igreja considera nada mais venerável, após a celebração anual do mistério da Páscoa, do que comemorar o Natal do Senhor. As Origens de uma verdadeira celebração do Natal parecem remontar a tempos muito primitivos, e tiveram como lugar de início a mesma gruta onde Jesus nasceu em Belém. Em meados do sáculo IV surge, em Roma, o Cronógrafo Romano, uma espécie de Calendário com noticias sobre os mártires e os papas romanos. Esse calendário informa: “Dia 25 de dezembro: Nascimento do Sol Invencível. Cristo nasceu em Belém da Judéia”.
Porque 25 de dezembro?
No Século III, havia-se difundido, no mundo greco-romano, a festa pagã do Natal do Sol Invencível. Este era o nome do deus a quem o imperador Aureliano deu importância oficial, com a construção de um templo em Roma. Ora, a festa principal a esse deus era celebrada no solstício de inverno, di 25 de dezembro. A partir dessa data, começa a encurtar a noite e aumentar o dia (diminuem as trevas e cresce a luz). Em vista de afastar o povo desse culto idolátrico, os cristãos tiveram a ousadia de tornar cristã essa festa civil romana, introduzindo, em seu lugar, o culto ao verdadeiro Sol Invencível, Sol de justiça (Ml 3,20), Luz que nasce do alto, Jesus Cristo.

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »