CNBB PUBLICA DOCUMENTO DE ESTUDOS SOBRE MISSIONÁRIOS PARA A AMAZÔNIA

setembro 30, 2010
A 47ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em maio de 2009,  acolheu, de forma expressiva, o apelo vindo da Amazônia e selou um apoio ao episcopado e às comunidades dessa região do Brasil. Este apoio está expresso no documento  “Missionários(as) para a Amazônia”, publicado na série "Estudos da CNBB" (conhecida como "Coleção Verde"),  número 100.
O documento será enviado a todos os bispos, Regionais da CNBB e casas de formação do Brasil que trabalhem com formação de missionários para a Amazônia.
O documento elaborado é um subsídio para aquelas pessoas interessadas em tornarem-se missionários na Amazônia. “Neste documento, tanto as paróquias, dioceses e bispos, quanto os missionários, estarão respaldados com informações de grande relevância para dar seguimento ao processo de Evangelização da Amazônia, seguindo uma linha aprovada pela CNBB”, destacou a assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia, irmã Maria Irene Lopes.
De acordo com o documento, é de suma importância que os missionários para a Amazônia, antes de iniciarem o trabalho, participem dos cursos de formação missionária, promovidos pela CNBB e pelos Regionais da CNBB. “Além desses cursos, cada Regional da Amazônia oferecerá cursos de formação sobre a realidade Amazônia: cultura, tradições. Documentos e caminhada da Igreja na Amazônia, realidade urbana e rural, povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, migrantes, desmatamento, avanço do agronegócio. É importante destacar a prioridade para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), formação missionária dos cristãos leigos e a Pastoral de Conjunto”.
Fonte: CNBB

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »