BASÍLICA SANTUÁRIO DE NAZARÉ

setembro 19, 2010
Situada no bairro de Nazaré, em Belém, a igreja foi construída pelos padres Barnabitas, no início do Século XX, com a ajuda do povo do Pará. Foi inspirada na Basílica de São Paulo, em Roma, e tem 20 metros de altura, 24 de largura e 62 metros de comprimento.
Seu interior é de mármore, tem belo forro de madeira confeccionado por artistas paraenses e destaca-se a beleza dos vitrais, que se referem a momentos bíblicos e à história da devoção à Virgem de Nazaré.
Na fachada, um painel em mosaico mostra a Virgem de Nazaré como Rainha da Amazônia, num cenário regional onde estão índios, negros, Jesuítas, Capuchinhos, e, também, as figuras de Pedro Álvares Cabral, Castelo Branco (fundador da cidade de Belém), Dom Bartolomeu (primeiro Bispo de Belém), o caboclo Plácido, Dionísio Ausier Bentes (governador à época da inauguração) e uma família de operários, entre outros personagens.
No centro de convergência de todas as linhas arquitetônicas está o “Glória”, onde fica a imagem autêntica de Nossa Senhora de Nazaré.
A pedra fundamental foi colocada em 1909, por Dom Santino Coutino, arcebispo do Pará. Quatorze anos depois, o templo recebeu de Roma o título de Basílica. Em 1992, a igreja foi colocada entre as mais belas construções tombadas pelo Patrimônio Histórico do Estado do Pará, sendo elevada à condição de Santuário no dia 31 de maio de 2006.
Em nosso próximo post, veremos informações sobre a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré.
Fonte: Site da Basílica de Nazaré




Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »