ARQUIDIOCESE DE BELÉM

agosto 05, 2010
Catedral de Belém do Pará
Vamos apresentar aqui em nosso Blog, um pouco da história da Arquidiocese de Belém, e conhecer um pouco de cada Arcebisbos, desde Dom José Marcondes Homem de Melo, até nosso atual Arcebisbo Dom Alberto Taveira.
Arquidiocese de Belém é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a sé metropolitana da Província Eclesiástica de Belém do Pará. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé arquiepiscopal está na Catedral de Nossa Senhora da Graça, na cidade de Belém, no Estado do Pará.

Histórico
A Diocese de Belém do Pará (Dioecesis Belemensis de Para) foi ereta canonicamente pelo Papa Clemente XI, por meio dabula Copiosus in Misericordia, de 4 de março de 1719, a partir de território desmembrado da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V.
A diocese foi elevada à dignidade de arquidiocese e sé metropolitana a 1º de maio de 1906 por São Pio X, com a bulaSempiternum Humani Generis, juntamente com a Diocese de Mariana, precedidas somente pelas de São Salvador da Bahia (1551), e de São Sebastião do Rio de Janeiro (1575).

Demografia e paróquias
Em 2004, a arquidiocese contava com uma população aproximada de 2,1 milhões de habitantes, com 82% de católicos. O território da diocese é de 2.082 km.2, organizado em 52 paróquias.
A arquidiocese abrange os seguintes municípios: Belém, Ananindeua, Benevides, Bujaru, Marituba e Santa Bárbara do Pará.
E está dividida em  5 Regiões Episcopais, sendo: Menino Deus, Sant'Ana, Santa Cruz, São João Batista e São Vicente de Paulo.
Aguardem no próximo post, vamos falar um pouco do primeiro Acerbispo nomeado para a Arquidiocese, em 1906, DOM JOSÉ MARCONDES HOMEM DE MELO.

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »