2º ARCEBISPO DE BELÉM - DOM SANTINO MARIA DA SILVA COUTINHO (1907-1923)

agosto 10, 2010

Continuando nossa série de post com a breve história dos Arcebispos da Arquidiocese de Belém, falaremos hoje de Dom Santino Maria da Silva Coutinho (Pilões, 18 de Dezembro de 1868 — 10 de Janeiro de 1939).
Foi ordenado sacerdote no dia 19 de Dezembro de 1891. No dia 9 de Setembro de 1906 o Padre Dr. Santino Maria da Silva Coutinho é consultado para Bispo do Maranhão, ao que aceita no dia 20 de Setembro. No dia 6 de Dezembro deste mesmo ano,   Com a renúncia de Dom Marcondes o Papa Pio X transfere Dom Santino para a Arquidiocese de Belém do Pará.
Foi sagrado no dia 19 de Março de 1907, em Roma, na capela do Colégio Pio Latino-americano, pelo Cardeal Joaquim Arcoverde e Dom Francisco do Rego Maia e de Dom Antônio Xisto Albano. Nesta mesma cerimonia recebeu também a ordem episcopal Dom Frederico Benício de Sousa Costa.
No seu governo, foram criadas diversas Prefeituras Apostólicas, elevadas mais tarde a Prelazias e Dioceses, como a do Alto Rio Negro, Alto Solimões e Tefé. Em 1911, promoveu a criação da Diocese de Conceição do Araguaia. Aprovou a fundação, por Dom Amando  Bahlmann, de Santarém, da Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, em Novembro de 1907. Recebeu, em Abril de 1911, as Irmãs Franciscanas Missionárias de Mary Hill, que foram trabalhar em Óbidos, e, no mesmo ano, os Missionários da Sagrada Família, para trabalhar no Amapá. Em Belém, criou as paróquias de São Raimundo Nonato, São José de Queluz, São José de Castanhal e Igarapé-Açu. Restaurou as igrejas das Mercês e da Trindade. Fundou o jornal "A Palavra" e o "Centro Católico". Em Julho de 1923, foi transferido para a recém criada Arquidiocese de Maceió. Faleceu em 1939.
Na Arquidiocese de Belém do Pará, Dom Santino Maria da Silva Coutinho foi o segundo Arcebispo, sucedeu a Dom José Marcondes Homem de Melo e teve como sucessor Dom João Irineu Joffily, o qual conheceremos no próximo post, aqui em nosso blog.
Fonte: wikipédia / Site da Aquidiocese de Belém

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »