Quarta semana da Quaresma

abril 04, 2011

O Batismo é iluminação, Cristo é luz do mundo!

Na quarta semana da Quaresma e de nosso Retiro Popular em preparação para a Páscoa, encontramos Jesus, acompanhados pelo Cego de nascença (Jo 9, 1-41). Seu encontro com Cristo se realiza junto com outras pessoas. Perto do cego estão seus pais, aparecem os fariseus que representam os verdadeiros cegos que não querem ver, os discípulos, os vizinhos e a opinião do povo que testemunhou o milagre.

Há uma apresentação da humanidade envolvida nos acontecimentos, onde o "pecado do mundo" se manifesta. Procura-se uma resposta para o mistério da cegueira e do mal, o mistério do pecado. Existe uma ignorância coletiva representada pelo próprio cego, seus familiares e outros que o conheciam. Mas existe também a ignorância dos que não querem ver. Querem culpar uns e outros, sem saber se é pessoal ou coletiva a responsabilidade pelo mal do mundo!

Só o encontro pessoal com Jesus Cristo pode iluminar a situação e libertar do pecado pessoal e comunitário. Acreditando em Jesus Cristo, luz do mundo, o cristão se torna filho da Luz, neutraliza com sua vida o pecado do mundo e pode irradiar nas trevas desse mundo a luz da verdade!

É pouco a pouco que o cego conhece Jesus. Primeiro é reconhecido como homem (Jo 9, 11), depois como profeta (Jo 9, 17) e enfim como Messias (Jo 9, 36-38). Na palavra e nas ações de Jesus, na sua pessoa, encontramos a salvação pessoal e coletiva da cegueira que envolve a humanidade. Jesus salva sendo a Luz do mundo!

Na Quarta Semana de Retiro, você já sabe fazer a leitura orante da Palavra de Deus. Mas retome sempre o roteiro proposto na introdução ao Retiro. Não se esqueça de que nossa escolha do Retiro Popular exige um tempo diário dedicado à oração com a Bíblia. Há muitas pessoas percorrendo com você esta estrada. Converse com familiares e vizinhos que fazem este Retiro, escutando as experiências de oração e vida.

O gesto penitencial da semana é acender a luz! Sim, contribuir de alguma forma para que outra pessoa conheça mais Jesus Cristo. Alguém precisa ganhar uma Bíblia? Você pode ter sido a pessoa escolhida para dar este presente. Na Paróquia estão convocando pessoas para se prepararem à missão de catequistas? Quem sabe tenha soado a sua hora de aprender mais para ajudar no crescimento dos outros! Esta pode ser uma semana de respostas a muitas interrogações! Leia, pergunte, converse com as pessoas. Está vendo como o Retiro Popular pede também conversa? Mas deverá ser fruto do tempo pessoal de oração.

LEITURAS

Dia 3 de Abril, Quarto Domingo da Quaresma
"O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma"
1 Sm 16, 1-13; Sl 22; Ef 5, 8-14; Jo 9, 1-41

Dia 4 de Abril, Segunda-Feira da Quarta Semana da Quaresma
"O Senhor é minha luz e salvação"
Is 65, 17-21; Sl 29; Jo 4, 43-54

Dia 5 de Abril, Terça-Feira da Quarta Semana da Quaresma
"Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó"
Ez 47, 1-12; Sl 45; Jo 5, 1-16

Dia 6 de Abril, Quarta-Feira da Quarta Semana da Quaresma
"Misericórdia e piedade é o Senhor"
Is 49,8-15; Sl 144; Jo 5,17-30

Dia 7 de Abril, Quinta-Feira da Quarta Semana da Quaresma
"Lembrai-vos de nós, ó Senhor, segundo o amor para com vosso povo"
Ex 32,7-14; Sl 105; Jo 5,31-47

Dia 8 de Abril, Sexta-Feira da Quarta Semana da Quaresma
"Do coração atribulado está perto o Senhor"
Sb 2, 1-22; Sl 33; Jo 7, 1-2.10.25-30

Dia 9 de Abril, Sábado da Quarta Semana da Quaresma
"Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio"
Jr 11, 18-20; Sl 7; Jo 7, 40-53

ORAÇÃO

"Pelo mistério da encarnação, Jesus conduziu à luz da fé a humanidade que caminhava nas trevas. E elevou à dignidade de filhos e filhas os escravos do pecado, fazendo-os renascer nas águas do Batismo. Por esta razão, com os anjos e com todos os santos, entoamos um cântico novo, para proclamar vossa bondade." (Missal Romano, Prefácio do IV Domingo da Quaresma, Ano A) 

Dom Alberto Taveira Corrêa

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »