Avós, sinal de amor e respeito

julho 26, 2011

A idade avançada inspira nos netos a admiração pelos ensinamentos cristãos

Os avós merecem consideração e respeito, pois já viveram muito, possuem grande experiência de vida e podem transmitir muitos ensinamentos a todos da família. Por isso, ganharam uma data especial, para que fossem homenageados, o dia 26 de julho, que é mais conhecido como o Dia dos Avós.

O surgimento da data foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana.

O papel dos avós na família vai muito além dos mimos dados aos netos, e muitas vezes eles são o suporte afetivo de pais e filhos. Por isso, se diz que os avós são pais duas vezes. Aos 85 anos, Flordoalda Siqueira sabe muito bem o que é ser mãe pela segunda vez, pois sempre está presente na vida de seus netos dando apoio, cuidando e ajudando seus filhos a criarem seus netos. "Ser avó é ser mãe, é ter responsabilidade, carinho e dedicação.Sempre vou estar com eles em todas as situações, dando bons conselhos e rezando pela vida deles", diz a avó. E os netos sabem muito bem a importância do papel da avó na família.

Os netos de dona Flor, como é conhecida, sabem muito bem da importância de ter avó por perto. "Sempre expresso a minha alegria de saber que tenho uma avó especial, que sempre esteve do meu lado nas horas mais difíceis de minha vida", avalia Elizângela Siqueira, 36, uma de suas netas, que sempre soube da importância de sua avó na sua vida no seu processo educacional e nas suas enfermidades.

Os avós, em muitas das vezes, estão à frente da educação de seus netos, com sua sabedoria, experiência e com certeza é um sentimento maravilhoso de estar vivenciando os frutos do seu fruto, ou seja, a continuidade das gerações. Maria Tavares conta que nos seus 70 anos de idade é um privilégio estar viva pra ver os frutos dos seus filhos crescerem. "É uma bênção de Deus de ver a continuidade da minha família", diz. E um dos seus netos, Arlem Vitor, sabe muito bem como presentear sua avó não só no dia em que é comemorado o Dia dos Avós, mas todos os dias, retribuindo sempre com respeito e carinho, para que ela possa se sentir privilegiada e amada por saber que seus netos sempre estarão com ela.

Celebrar o Dia dos Avós significa reconhecer o valor da sabedoria adquirida,da união, do companheirismo e do amor, marca a vida de qualquer avó e neto, com lembranças positivas da infância. Os avós são aqueles que contam histórias da família, de como viviam quando eram crianças e de como era a vida onde vivia. Eles são uma referência, um símbolo de energia e maturidade para muitos dos jovens que acham que os idosos não conseguem viver por estarem na "última fase da vida". 

Fonte: Fundação Nazaré

Imagem: Blog Amiguinhos de Jesus

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »