Arcebispo Emérito de Belém completa 61 anos de vida sacerdotal

outubro 22, 2011
Hoje (22), o Arcebispo Emérito de Belém, Dom Vicente Zico completa 61 anos de Vida Sacerdotal. 
Dom Vicente Joaquim Zico nasceu na cidade mineira de Luz no dia 27 de janeiro de 1927, quinto filho do casal Belchior Joaquim Zico e Anita Maria de Jesus. Lazarista, entrou para Congregação da Missão no dia 02 de fevereiro de 1943, fazendo profissão religiosa em 19 de março de 1945.
Dom Vicente estudou no Seminário do Caraça, MG, e Petropolis, RJ. Foi ordenado sacerdote em 1950, a 22 de outubro, por Dom Jorge Marcos de Oliveira. Cursou o Instituto Superior de Pastoral Catequética, em Paris, França. Formou-se em Filosofia e Psicologia.
Antes do episcopado, Dom Zico foi professor na Escola Apostólica, Prefeito de Disciplina, Diretor Espiritual e Reitor do Seminário Maior da Prainha, em Fortaleza, Professor do Seminário de São Luiz do Maranhão e do Seminário da Congregação, em Petrópolis, Assistente Provincial e Secretário da Província Brasileira da Congregação da Missão. Foi nomeado Conselheiro Geral da Congregação, em Roma, quando foi designado pelo Papa João Paulo II para Arcebispo Coadjutor de Belém, no dia 05 de dezembro de 1980. No dia 06 de janeiro de 1981 foi sagrado Bispo na Basílica de São Pedro pelo próprio Papa. Tomou posse em Belém, na Catedral, no dia 08 de março do mesmo ano.
Por 8 anos, foi o Bispo Responsável pela Dimensão Missionária da CNBB. Foi Presidente do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e conselheiro da Pontifícia comissão para a América Latina. Tem sua renúncia aceita no dia 13 de outubro de 2004, quando o Santo Papa João Paulo II nomeou o seu substituto que tomou posse no dia 8 de dezembro de 2004. Atualmente, Dom Vicente Zico é arcebispo emérito da Arquidiocese de Belém.
Logo mais as 18h, será realizado na Basílica Santuário a celebração eucarística pelo seu aniversário de vida sacerdotal. Desejamos a Dom Vicente Zico, muitos e muitos anos de Vida Sacerdotal, e que Deus e Nossa Senhora de Nazaré continue abençoando este santo homem.
Conheça mais um pouco da vida de Dom Zico, na matéria abaixo, feito pela fundação Nazaré de Comunicação em Homenagem ao nosso arcebispo emérito.

Fonte: Fundação Nazaré

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »