CÍRIO DE NAZARÉ ESTARÁ NA CANÇÃO NOVA DURANTE O CONGRESSO MARIANO

abril 13, 2010
O Círio de Nazaré, vindo de Belém do Pará (PA), estará na Canção Nova durante o Congresso Mariano – que acontece de 30 de abril a 2 de maio, na sede da comunidade católica, em Cachoeira Paulista (SP).

Dentre as atividades do congresso, haverá Noite Mariana com procissão de velas e a presença do Círio de Nazaré; além de show, terço, palestras, adoração e Santa Missa. A proposta do evento é proporcionar aos fiéis um encontro profundo e pessoal com Maria, para que perseverem na fé.


Há quase três séculos, uma multidão de católicos preenche cada centímetro das ruas da capital paraense na maior procissão religiosa do Brasil e uma das maiores romarias do mundo. A palavra "círio" tem origem no latim "cereus", que significa "vela grande". A solenidade era realizada à noite, por isso, a utilização de velas era necessária. Em 1854, a marcha religiosa passou a ser realizada no período da manhã.

A devoção a Nossa Senhora de Nazaré teve início em Portugal. A imagem original da Virgem pertencia ao Mosteiro de Caulina, na Espanha,  e teria saído da cidade de Nazaré, em Israel, no ano de 361, e sido esculpida por São José. Em decorrência de uma batalha, o objeto sagrado foi levado para Portugal, onde, por muito tempo, permaneceu escondido no Pico de São Bartolomeu.

No Pará, o caboclo Plácido José de Souza encontrou, em 1700, às margens do igarapé Murutucú, uma pequena imagem da Senhora de Nazaré. No local do achado, o devoto construiu uma pequena capela, onde hoje se encontra a Basílica Santuá
rio. 

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »