BELÉM A ESPERA DO PASTOR

fevereiro 03, 2010


Foram oito meses de espera, para que finalmente na manhã do dia 30 dezembro o nome do décimo Arcebispo Metropolitano de Belém fosse anunciado. Agora a expectativa continua, desta vez com a primeira visita de Dom Alberto Taveira Corrêa, já como Arcebispo, à Belém. E ela acontecerá já na próxima semana, entre os dias 2 e 5. A posse acontece somente no dia 24 de março.
O administrador arquidiocesano, Monsenhor Possidônio da Mata, acredita que este momento é de muita expectativa, já que é o primeiro contato que todos terão com Dom Alberto; de poder dizer uma palavra e de conhecê-lo verdadeiramente.
Mosenhor Cid também explica que o primeiro dia de Dom Alberto em solo paraense será de descanso após uma longa viagem de carro de Palmas no Tocantins até a capital. O Arcebispo deve chegar ainda durante a madrugada e ficará hospedado na residência oficial, onde mora o Arcebispo Emérito Dom Vicente Zico.
Já no dia 3, a agenda de Dom Alberto estará repleta de compromissos. Logo pela manhã ele deverá se reunir na Catedral Metropolitana com os sacerdotes que fazem parte do Conselho de Consultores da Arquidiocese.
De lá, por volta de 9h30, o Arcebispo fará uma visita à Cúria Metropolitana e em seguida, à Fundação Nazaré de Comunicação, onde já concederá suas primeiras entrevistas. No mesmo dia, Dom Alberto deverá se reunir também com as principais autoridades do Estado, além de se encontrar com os sacerdotes da Arquidiocese de Belém. No mesmo dia uma missa também será presidida por ele, mas o local ainda não foi definido.
No penúltimo dia, Dom Alberto concederá uma entrevista coletiva aos veículos de comunicação de Belém. À tarde, o Arcebispo visitará o Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC), localizado em Ananindeua, e terá um encontro com seminarista da Arquidiocese. Uma missa está programada para as 18h, na Basílica Santuário, será neste momento que o povo poderá ter o primeiro contato com o novo Arcebispo de Belém.
Dom Alberto encerra sua visita ainda na noite do dia 4, durante um jantar na Casa de Plácido com os Diretores do Círio de Nazaré. No dia 5, ele parte de volta a Palmas e só deve retornar em março para a posse já como Arcebispo de Belém.

RETROSPECTIVA
O anúncio que revelou o nome de Dom Alberto aos paraenses ocorreu na Cúria, e foi feito por Monsenhor Raimundo Possidônio da Mata que leu a carta de Dom Lourenzo Baldisseri, representante do Papa no Brasil, com a decisão de Bento XVI.
Em seu primeiro pronunciamento como Arcebispo de Belém, Dom Alberto disse, por telefone a Tv Nazaré, que desde 8 de dezembro já sabia que havia sido escolhido, e que desde então reza por todos os paraenses. “Estou com o coração muito aberto, já rezei para que possamos caminhar juntos para a construção do reino de Deus”.
Dom Alberto, de 59 anos, nasceu em Nova Lima, Minas Gerais. Na ocasião, uma curiosidade foi lembrada: que ele é o quarto mineiro designado para presidir a Arquidiocese de Belém, antes dele, havia sido Dom Vicente Zico, Arcebispo Emérito que até hoje recebe o carinho e o respeito dos católicos da cidade. 
Fonte: Fundação Nazaré

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »