Brasão da Paróquia de Benfica

julho 07, 2014
O presente Brasão é uma síntese ou resumo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Distrito de Benfica.


Vivemos num mundo rodeado por imagens, que nos transmitem mensagens, e como diz o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”. Estamos acostumados com brasões de vários tipos, seja de governos, cidades, clubes esportivos etc. E sua representação dentro da Igreja vem de muito tempo, cujas raízes estão nas catacumbas dos primeiros séculos.

Brasão de armas ou, simplesmente, brasão, na tradição europeia medieval, é um desenho especificamente criado com a finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações. Wikipédia.

O presente Brasão é uma síntese ou resumo da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, sua estrutura nos conta sobre a padroeira do Distrito de Benfica bem como a formação desse lugar, que desde os remotos tempos tem sob devoção Nossa Senhora da Conceição, um povo de muito Fé, que por meio de Maria segue os passos de seu Filho Jesus.

Descrição Heráldica do Brasão da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Benfica/PA

ARQUIDIOCESE DE BELÉM
REGIÃO EPISCOPAL MENINO DEUS
PARÓQUIA N. SRA DA CONCEIÇÃO -BENFICA/PA

Brasão da Paróquia

 - Escudo terciado, nas cores azul e branco, cores do manto de Nossa Senhora da Conceição. 

- No primeiro campo encontram-se três estrelas, que representam a Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.

- No segundo campo encontra-se a flor-de-lis, que faz alusão a Virgem Maria: Sob o título de Senhora da Conceição, padroeira de nossa Paróquia e do Distrito de Benfica.

- O terceiro campo em Branco, representa o monte calvário, onde Jesus foi crucificado para nossa Salvação, na ponta dele está à cruz, o sinal maior de nossa fé Cristã. Símbolo Religioso que caracteriza nossa adesão a Jesus Cristo, como Senhor e Salvador. Ele mesmo diz, “Quem quiser me seguir, pegue a sua cruz” (Lc 9,23).

- Ainda no terceiro campo encontra-se o sinal Mariano, representado pelo “M” e “A”, ele representa a Virgem Maria, que esteve ao lado de Cristo a todo o momento, inclusive aos pés da Cruz "Junto à Cruz de Jesus, estavam de pé sua Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena” (Jo 19,25)

- As doze estrelas e a lua fazem uma referência à passagem do Apocalipse que diz: “Surgiu um grande sinal no céu, uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.” (Ap 12,1).

- O Brasão e rodeado por uma parede de tijolos, que faz uma alusão a produção de tijolos no distrito de Benfica, o que impulsionou o seu crescimento ao longo de anos, e representa também Deus a nossa fortaleza, que nos protege e guarda de todos os males, “Deus é nosso refúgio e nossa força, mostrou-se nosso amparo nas tribulações” (Sl 45,2).

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »