Arquidiocese de Belém prepara o caminho para o CEN 2016

janeiro 19, 2015
congresso eucaristico nacional 2016
Ano Eucarístico da Arquidiocese de Belém foi lançado no último dia 12 de janeiro, aniversário da Cidade de Belém.

Toda a Arquidiocese de Belém, se prepara para a realização do XVII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado aqui em Belém ano que vem (2016), ano dos 400 anos de fundação da cidade de Belém e também 400 anos da presença da Igreja na Amazônia.

Visando preparar o caminho para este grande evento, o Arcebispo de Belém Dom Alberto abriu no ultimo dia 12 de janeiro o ANO EUCARISTICO, com o tema: “A Igreja de Belém rumo ao Congresso Eucarístico”. Na Missa Solene realizada na Catedral de Belém, estiveram presentes todos os padres das Paróquias que compõe a Arquidiocese, incluindo nosso Pároco Padre Saul Muniz.

Na noite de ontem (19) foi à vez de nossa Paróquia dar por oficial a abertura do Ano Eucarístico em Benfica, onde juntamente em comunhão com todas as Paróquias, também prepararemos o caminho para este grande Evento a ser realizado na nossa Capital. Durante o Congresso nossa Região Episcopal trabalhara sob o tema: “CRIANÇAS E CATEQUESE INFANTIL”.


O XVII Congresso Eucarístico Nacional será organizado e realizado pela Arquidiocese de Belém, o evento de grande importância para a Igreja do Brasil vai reunir cardeais, bispos, padres, religiosos e leigos de todo o Brasil, fiéis de várias partes do país e do exterior, além de representantes do Vaticano para discutir em torno do tema: “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária” e o lema: “Eles o reconheceram no partir do Pão”.

O Congresso Eucarístico Nacional (CEN) é realizado no Brasil desde 1933.  A escolha pelo ano e a cidade que o evento ocorrerá é feito pela Conferência Episcopal do país; no caso do Brasil, é escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB em sua assembleia geral. No total o Brasil já foi sede 16 vezes, Belém vai sediar um Congresso Eucarístico pela segunda vez, a primeira vez foi em agosto de 1953.

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »