Arquidiocese de Belém ganha nova Paróquia

janeiro 28, 2011
Neste domingo (30) a Comunidade São José, Localizada no centro da cidade, próximo a uma das avenidas mais movimentadas, a Doca de Souza Franco, e que é conhecida como uma comunidade ativa, a partir de agora assume uma nova missão ao lado de seu primeiro pároco, padre Wiremberg Silva. A elevação da comunidade em paróquia será transmitida ao vivo pela Tv Nazaré a partir das 19h.
Segundo o sacerdote, a expectativa são as melhores possíveis. "Sempre que assumimos um trabalho, este é para o bem da própria Igreja e do povo. A paróquia de São José é comunidade desde 1975, tem minha idade. O meu sentimento é como se ela tivesse sido feita para mim", afirma.
Esta não é a primeira paróquia que o padre Wiremberg atua. Com quase três anos de ordenação sacerdotal, o padre já trabalhou como vigário na paróquia de São Sebastião e a mais recente, na de São Pedro e São Paulo. "Estou abraçando esta realidade nova para eles e para mim, com muita disposição de trabalho para ajudar a crescer, e com eles formar uma paróquia presença na comunidade do ponto de vista humano e familiar".
Apesar da leitura do decreto de instalação oficial acontecer somente neste final de semana, os trabalhos já começaram desde o ano passado. O sacerdote explica que teve o primeiro contato com os paroquianos ainda no mês de novembro. O motivo era já delinear as propostas de atividades para este ano, reformar parte da estrutura da comunidade que passa a ser paróquia, além dos preparativos da festividade de São José que começam no dia 6 de março, mas as peregrinações iniciam já no próximo dia 5. 
O paroquiano Raimundo Souza, que também é um dos coordenadores da comunidade, está muito ansioso, pois junto com a nomeação de Paróquia virá também mais responsabilidades, já que haverá agregação de capelas nas proximidades da comunidade e aumento do número de pessoas a ser evangelizadas. "Estamos na expectativa por saber que teremos novos desafios e responsabilidades, mas continuaremos a evangelizar, assim como hoje já fazemos", ressalta.



HISTÓRICO

Ainda na década de 1970, algumas paroquianas de Nazaré organizaram o grupo "Clube de Mães", em que o principal objetivo era realizar pequenos trabalhos sociais, como visitas e peregrinações nas casas situadas próximo à Rua Domingos Marreiros.
Já em 1975, os paroquianos que haviam participado do Encontro com Cristo foram convidados pelo então Pároco de Nazaré, padre Giovanni Incampo, a desenvolver um trabalho pastoral ainda maior naquela área. Os leigos se animaram com a missão e iniciaram a caminhada da comunidade em 19 de março do mesmo ano, batizando-a de "São José", por ser dia do santo e honrando ao esposo da Virgem Maria, padroeiro da família e patrono da Igreja.
Os primeiros trabalhos foram direcionados à construção de um Centro Social. Um casebre comprado pelos primeiros comunitários foi o abrigo inicial dos fiéis, que participaram ativamente dos primeiros grupos de oração e pastoral.
Atualmente a comunidade conta com vários movimentos e pastorais, a Igreja em honra a São José está erguida no mesmo local do pequeno casebre, porém toda revitalizada com dois andares contendo: salas de reuniões, capela ao Santíssimo Sacramento e um centro de atendimento médico e odontológico, para o atendimento dos irmãos mais carentes.
Visitem o Blog da Comunidade São José, e conheça mais um pouco desta nova paróquia que surge na Igreja de Belém, Clique Aqui!

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »