Mensagem de Gratidão - Final de 2025

dezembro 31, 2025 Add Comment

Queridos paroquianos, irmãos e irmãs,

Com alegria e gratidão no coração, aproximamo-nos do encerramento de mais um ano. Em breve, 2025 se despede de nós, e nesta ocasião desejo elevar um sincero agradecimento ao Deus da Vida e Senhor da Esperança por tudo o que vivemos neste Ano Jubilar.

Quero também bendizer a Deus por todo o apoio recebido das forças vivas de nossa paróquia: as coordenações de cada comunidade, de cada pastoral, grupo e movimento. Sou profundamente grato à generosidade de tantos irmãos e irmãs, benfeitores, amigos, dizimistas e colaboradores, que somaram conosco na missão evangelizadora.

O sustentáculo de tudo é Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, encontrado de modo sublime em cada Eucaristia celebrada, mas também no cotidiano de nossa vida familiar, comunitária e paroquial.

Neste ano, crescemos na evangelização. Recordamos com gratidão os momentos de adoração semanal; as novenas realizadas em cada comunidade por ocasião das festas de seus padroeiros; a novena em honra de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Núcleo Nova Esperança, na comunidade de Nossa Senhora das Graças e na Igreja Matriz; a devoção à Sagrada Face e a Nossa Senhora Rosa Mística; a oração do Rosário, todo primeiro sábado do mês; as celebrações mensais ao Sagrado Coração de Jesus; a novena de Pentecostes; a programação da Semana da Família; as celebrações nas famílias; o acompanhamento nos momentos de luto e enfermidade; e as visitas aos idosos, realizadas de modo especial pela PPI e pelos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. A criação do grupo Mães que oram pelos filhos. Destaco ainda a atuação silenciosa e generosa da Cáritas Paroquial, que acompanha e auxilia pessoas em situação de vulnerabilidade.

Alguns acontecimentos marcaram de forma especial o ano de 2025:
  • No dia 19 de março, a entronização da imagem de São José na Igreja Matriz, com consagração e bênção das famílias;
  • A celebração dos 267 anos de fundação da paróquia e o aniversário da dedicação, em 02 de maio;
  • A adequação da Igreja Matriz para a climatização, ainda em processo;
  • A construção da Capela de São José e a abertura da nova comunidade, em 01 de maio;
  • A conclusão da reforma da Igreja de São Camilo, com celebração dos sacramentos da iniciação cristã, em 06 de setembro;
  • O início das obras da nova Igreja de Santa Maria de Belém, no final de agosto, já com avanços da primeira e segunda etapas;
  • A construção do muro lateral da comunidade de Santa Terezinha;
  • A reabertura da comunidade de Nossa Senhora das Graças e a readequação de sua capela;
  • A readequação da frente do salão da Matriz por ocasião da festividade;
  • A aquisição de um terreno para a futura capela no Condomínio Bela Vista (Estrada do Maratá).
Espero que continuemos trilhando juntos os caminhos do Senhor, realizando com amor e fidelidade aquilo que Ele nos confiar. Com a renovação de minha provisão, permaneço pároco enquanto Deus e o arcebispo assim permitirem.

Acolhemos com alegria, para o próximo ano, o diácono Rogério, que realizará em nossa paróquia sua experiência pastoral. Vivamos unidos e agradecidos a Deus por sua vinda!

Faço votos de que 2026 seja um ano repleto de graças, e que continuemos juntos a construir uma paró-quia viva, unida e cheia de luz.

A todos que colaboram de alguma forma, o nosso mais sincero agradecimento. Que Deus abençoe cada família e retribua com abundantes graças.

Com estima e oração,

Pe. Oziel Feitosa Ribeiro
Pároco

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Benfica

Campanha Belém Casa do Pão é realizada em Benfica

dezembro 23, 2025 Add Comment

Na manhã desta terça-feira (23), foi realizada a distribuição das cestas básicas arrecadadas pela Campanha “Belém a Casa do Pão”, promovida pela Cáritas – Núcleo Benfica, com sede na Capela de Santa Teresinha, no Bairro da Piçarreira.

Graças à generosidade da comunidade, a meta de arrecadação foi superada, permitindo alcançar ainda mais famílias assistidas pela Cáritas.

A Paróquia de Benfica agradece a todos que contribuíram para este gesto concreto de caridade e esperança.

Que Deus e Nossa Senhora da Conceição os protejam sempre e jamais falte o pão de cada dia.

Encontro das imagens dá início a Festividade 2025

dezembro 05, 2025 Add Comment


Na noite desta sexta-feira (5), vivemos um dos momentos mais emocionantes de nossa Festividade: o Encontro das Imagens, tradicional procissão que marca a abertura oficial dos festejos em honra a Nossa Senhora da Conceição no Distrito de Benfica.

Famílias de toda a paróquia, que acolheram a imagem de nossa Padroeira em seus lares ao longo do último mês, reuniram-se em fé e gratidão na praça da Matriz, para devolver as imagens e celebrar a presença materna da Imaculada Conceição em suas casas. Foi uma linda expressão de devoção, unidade e esperança, preparando nossos corações para o Círio que se aproxima.


Padroeira visita instituições e renova a fé da comunidade benfiquense

dezembro 04, 2025 Add Comment
Na manhã de hoje, a imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de nossa Paróquia, percorreu diversas instituições públicas e privadas de nossa comunidade, levando bênçãos, fé e esperança a todos que a acolheram.

O momento foi marcado por profunda devoção e emoção. Em cada visita, expressões de gratidão e alegria revelavam a força da presença materna de Maria, que continua a caminhar com seu povo e a renovar a fé de nossa comunidade.

A passagem da imagem reforçou a confiança na intercessão da Virgem da Conceição, pedindo que ela fortaleça nossas famílias, ilumine nossos serviços e continue guiando toda a Paróquia com amor e proteção.

Romaria Fluvial marca a abertura da Festividade 2025 em Benfica

dezembro 01, 2025 Add Comment

Na noite deste domingo (30), vivemos juntos um dos momentos mais simbólicos e emocionantes de nossa devoção: a Romaria Fluvial, que marcou oficialmente o início da Festividade 2025 em honra a Nossa Senhora da Conceição.

Iniciamos a programação com a carreata saindo da Igreja Matriz rumo à orla de Santa Maria, onde celebramos a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Auxiliar de Belém, Dom Paulo Andreolli. Unidos na fé, nos reunimos como comunidade para dar início a este tempo especial de graça.

Após a celebração, seguimos em procissão pelas águas do Rio Benfica, conduzindo a imagem de nossa Padroeira e revivendo o caminho histórico por onde, há séculos, a devoção à Virgem Imaculada chegou até nós. Ver Nossa Senhora navegando pelo rio que molda nossa história renovou nossa esperança e fortaleceu nossa identidade como povo devoto e agradecido.

Com esse gesto de fé e memória, abrimos a Festividade 2025 pedindo que Nossa Senhora da Conceição continue guiando nossos passos e abençoando cada família benfiquense.

Que este seja para todos nós um tempo de bênçãos, comunhão e renovação espiritual.

Encerramento da Festividade de São Judas Tadeu no Bairro Novo em Benfica

outubro 28, 2025 Add Comment
bairro novo benfica benevides

Na noite desta terça-feira, 28 de outubro de 2025, a comunidade São Judas Tadeu, no Bairro Novo em Benfica, celebrou com grande alegria e fé o encerramento da Festividade 2025, que teve como tema “Com São Judas Tadeu, peregrinamos na esperança” e lema “Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!” (Sl 27,14).

A celebração contou com a Santa Missa presidida pelo pároco Pe. Oziel Ribeiro, seguida da procissão pelas ruas da comunidade, reunindo um expressivo número de fiéis. O momento foi marcado por profunda devoção, oração e gratidão, em honra ao santo das causas impossíveis.

Encerrando o festejo, a comunidade expressou seu agradecimento a todos que contribuíram para a realização da festividade e reafirmou seu compromisso de continuar firme na caminhada de fé e evangelização.

“Seguiremos peregrinando na esperança e confiando sempre no Senhor, que renova nossas forças e nos chama à missão”, destacou a coordenação da comunidade.



Reabertura da Capela de São Camilo em Santa Maria de Benfica

setembro 06, 2025 Add Comment

Na noite deste sábado (06), a comunidade São Camilo de Lellis, localizada no distrito de Santa Maria, viveu um momento especial de fé e alegria com a reabertura de sua capela, que esteve fechada durante um período para as obras de readequação litúrgica do espaço celebrativo.

A celebração contou com a Santa Missa e a bênção do templo, presidida por nosso pároco, Padre Oziel Ribeiro, que destacou a importância desse momento para a vida comunitária e para a missão evangelizadora da Paróquia de Benfica.

O espaço, agora renovado, foi preparado para melhor acolher os fiéis e favorecer a participação ativa nas celebrações, reforçando o compromisso da comunidade em viver sua fé de maneira intensa e organizada.

A reabertura da capela marca também um novo tempo para os moradores da localidade, que voltam a se reunir em sua igreja com mais dignidade e fervor, mantendo viva a devoção a São Camilo de Lellis, padroeiro da comunidade.


Cartas do Círio de Benfica 2025

agosto 24, 2025 Add Comment
cirio de benfica 2025

Na manhã deste domingo (24), após a Santa Missa das 8h na Igreja Matriz de Benfica, foi oficialmente apresentado à comunidade paroquial o Cartaz da Festividade 2025 em honra a Nossa Senhora da Conceição.

A festividade deste ano será realizada no período de 5 a 14 de dezembro e terá como tema “Nossa Senhora da Conceição, Mãe da Esperança, intercedei por nós!”, lema que expressa o espírito de fé, devoção e confiança na intercessão da Virgem Maria, padroeira dos benfiquenses.

O cartaz, mais do que um símbolo visual, é um convite à vivência espiritual e comunitária, preparando os corações dos fiéis para os dias festivos que se aproximam.

Que Maria, Mãe da Esperança, continue intercedendo pela nossa comunidade e conduzindo-nos sempre a Cristo!

Guarda da Paróquia de Benfica marca presença na Interguarda 2025 na Baía do Sol em Mosqueiro

maio 01, 2025 Add Comment

Na manhã desta quinta-feira, 1º de maio de 2025, os guardas de nossa Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica participaram da Interguarda da Região Episcopal Nossa Senhora do Ó, realizada na Paróquia São Pedro Pescador, na Baía do Sol, em Mosqueiro.

O encontro, guiado pelo tema "Peregrinos da Esperança", proporcionou um momento especial de comunhão entre as guardas das diversas paróquias da região. Foi uma manhã marcada pela convivência fraterna, partilha de experiências e fortalecimento da fé.

Durante a programação, os participantes refletiram sobre o Ano Jubilar com uma formação especial, reforçando a missão de servir com esperança e coragem, mesmo diante dos desafios da caminhada.

A Interguarda foi encerrada com a celebração da Santa Missa, consagrando a Deus este momento de unidade e compromisso com o serviço litúrgico. Ao final, foi apresentada a paróquia anfitriã da Interguarda 2026: Paróquia Santa Rosa de Lima, de Benevides.