Manto de Nossa Senhora de Nazaré 2011

outubro 06, 2011
Foto sobre foto - Créditos: Wildes Lima
O interior da Basílica de Nazaré, ficou pequena para tantos fiéis, que se fizeram presente na noite de ontem, na santa missa de apresentação do manto da padroeira dos Paraenses.
Depois de muita expectativa e ansiedade, finalmente podemos ver, e poder admirar o novo manto, que levou mais ou menos uns cinco meses, para se confeccionar, este é um trabalho do estilista Jorge Bitencourt, e foi baseado no retrato das festas realizadas na Itália pelas obras do escultor Edoardo Ferrari, além da citação do profeta Isaías, que diz 'Nascerá uma haste no tronco de Jessé, e a partir da raiz surgirá o rebento de uma flor. Sobre Ele, repolsará o espírito do senhor. Espírito de Conselho e fortaleza, espírito de ciência e temor de Deus. Onde no temor do senhor encontra ele o seu prazer'.

Descrição do manto
- O manto da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré contém, na parte da frente, plaquetas de metal estilizadas banhadas em ouro que representam o adorno externo das colunas do altar da Basílica Santuário, confeccionadas pelo joalheiro Marcelo Monteiro, da Ourogema.
- Contém ainda tronco e folhas bordadas em canutilhos nas cores cobre, ouro e marrom e acabamento com miçangas nacaradas.
- As flores são bordadas em cristais Swaroviski fúcsia e miçangas cor de vinho.
- Na parte de trás, o manto traz uma ânfora (uma espécie de vaso) da época, em strass ouro e nacarado, com canutilhos ouro, cobre e marrom, feito sob orientação acadêmica da arquiteta Nathalia Freitas, simbolizando a água que se transformou em vinho, o primeiro milagre de Jesus nas bodas de Caná da Galiléia, relatando a recomendação de Nossa Senhora e escolhida como tema do Círio 2011: 'Fazei tudo o que ele vos disser'.
- Os raios são feitos em strass nacarados com cristais cor-de-rosa e nude.
- O fundo compõe-se de uma trama imitando a cestaria regional trabalhada em cristal pérola e miçangas acaradas.
- Outro item que chamou bastante atenção na produção deste ano foi o broche que prende o manto a imagem. O símbolo da Diretoria de Nazaré (utilizado no ano de 2010), deu lugar a imagem do rosto do antecessor do Papa Bento XVI, João Paulo II.

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »

1 comentários:

Write comentários
6 de outubro de 2011 às 11:17 delete

Lindíssimo manto! Que Deus continue abençoando esta linda comunidade e os administradores deste blog maravilhoso.

Bom Círio. Até breve!

Reply
avatar