Ordenação de Dom Teodoro Mendes Tavares

maio 09, 2011
Foi ordenado ontem (08) bispo, o Monsenhor Teodoro Mendes Tavares na localiade de Quebra Cabela/Cruz do Papa, Praia, Ilha de Santiago, Cabo Verde. O sagrante principal Dom Alberto Taveira Correia, arcebispo de Belém do Pará e os co-sagrantes foram Dom Paulino Évora, primeiro Bispo cabo-verdiano (ordenado em 1975), e Dom Arlindo Furtado, bispo de Santiago, o segundo bispo cabo-verdiano, e o primeiro a ser ordenado em Cabo Verde, no mesmo lugar onde o Papa Joao Paulo II celebrou a Missa em Cabo Verde.
Outdoor anunciando a ordenação do monsenhor Teodoro, e Padres Arquidiocese de Belém
Concelebraram 6 bispos, cerca de 40 padres e 2 diáconos (um brasileiro e um caboverdiano). A celebração durou cerca de 4 horas, e foi transmitida pela Radio e Televisao de Cabo Verde, e ainda via internet pelo site www.tcv.cv . Foi notório o envolvimento de centenas de pessoas e dezenas de entidades que se dispuseram a colaborar com a diocese e os espiritanos para que tudo corresse bem antes , durante e depois do evento. Um especial reconhecimento foi feito à paróquia de Nossa senhora de Nossa Senhora do Socorro, ilha de Santiago, em cujo ambiente decorreu a celebraçao
Quando em Fevereiro chegou o anúncio da grande notícia que o Papa Bento XVI havia escolhido o Pe Teodoro para ser Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém do Pará (Brasil), começou uma movimentação no sentido de fazer da ordenação episcopal um momento de participação, solidariedade e comunhão eclesial. E foi o que aconteceu.

Segundo Dom Alberto, desde a primeira hora ele se alegrou com a decisão do Pe.Teodoro vir ser ordenado na sua terra natal e providências foram tomadas para que padres e leigos viessem participaçao no acto da ordenação. Para os dois países o que para Cabo Verde e Belém tem uma dimensao histórica: pela primeira vez um sacerdote africano é nomeado bispo no Brasil.
Uma comitiva de 22 pessoas – padres, bispos e fiéis-leigos, vieram tomar parte neste evento marcante para a sociedade e para a Igreja de Cabo Verde. Apesar de um sol muito forte, cerca de 9 mil pessoas estiveram presentes, das paroquias das cidades e das zonas ruraise, das ilhas e da diáspora, motivados por um acto raro no nosso país,.
No fim da Missa, Dom Teodoro, numa mensagem de quase 30 minutos falou da sua vocação, da missão e dos desafios da Igreja, mencionou a missão evangelizadorsa dos espiritanos em Cabo Verde ’muitas vezes em condiçoes precárias”. Referiu o trabalho a nível da Educação e da saúde na dignificaçao da pessoa humana. Citou o exemplo do padre Crettraz que o baptizou em S. Miguel Arcanjo. Falou da missao que o levou apo Brasil. Agradeceu ao Dom Alberto pelo acolhimento, ao Dom Paulino “por grandes coisas que fez por ele”, aos foramadores e colegas, às pessoas, Entidades e organizações foram agradecidas por terem colocado juntos os esforços que resultaram numa celebração muito edificante. Agradeceu os membros do Governo e autoridades políticas e da sociedade civil presentes e no fim pediu a bençao para Cabo Verde e para o Brasil. Vou partir e levo vocês no coraçao, com saudades, disse o mais novo bispo caboverdiano que está disposto a ‘ ir cumprir o mandato missionário de ir levar a Boa notícia”.
Sacerdote espiritano, há 17 anos missionário no Amazónia, Brasil, Dom Teodoro foi bem acolhido peloclero da diocese e pelo Arcebispo Alberto Correia que o veio ordenar, acompanhado do Bispo emérito de Belém do Pará, Dom Vicente Zico.
Dom Teodoro é o quarto bispo cabo-verdiano, e o segundo da congregação do Espírito Santo.


fonte: Site da Diocese de Santiago – Cabo Verde

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »