Dom Teodoro

maio 08, 2011

A Arquidiocese de Belém tem a grande alegria de receber, com a ordenação que se realiza neste domingo na cidade da Praia, capital da República de Cabo Verde, o novo Bispo Auxiliar, nomeado pelo Papa Bento XVI. Na quarta-feira, dia vinte e sete de abril, pude agradecer pessoalmente ao Santo Padre pelo dom recebido. Com um sorriso, retribuiu o agradecimento dizendo "era realmente necessário nomear um Bispo Auxiliar para Belém". Impressionou-me perceber que o Papa tem conhecimento das realidades da Igreja e a nossa Arquidiocese, com suas dimensões e desafios, tem seu lugar no coração do sucessor de Pedro.

É que Belém, esta notável metrópole amazônica, na proximidade de seus quatrocentos anos, cresce a cada dia e sempre mais. Somos terra acolhedora e de todas as partes acorrem pessoas com suas demandas humanas e sociais, tendo na raiz a busca de sentido para a existência. Sabemos que a única resposta vem de Jesus Cristo. No domingo, dia primeiro de maio, novamente ressoou pelo mundo a palavra do Beato João Paulo II: "Não tenhais medo de Jesus Cristo. Abri, antes escancarai as portas para Jesus Cristo". Bento XVI sabe quem somos nós e o quanto temos que caminhar para evangelizar esta terra. É nossa missão levar este convite a todos os homens e mulheres de nossa terra, neste decênio em que a Arquidiocese completará trezentos anos.

Por que é necessário um Bispo Auxiliar? O que vai fazer Dom Teodoro em Belém? Quais serão as suas atribuições? No dia vinte e seis de abril tivemos a primeira reunião, realizada em Lisboa, junto com Dom Vicente Zico, Arcebispo Emérito de Belém. As impressões deixadas pelo novo Bispo Auxiliar foram excelentes. Vimos seriedade e serenidade, profundidade espiritual e disposição para o trabalho pastoral.

Nosso propósito é que os três Bispos vivam juntos, na residência episcopal, compartilhando trabalho, preocupações e alegrias, cada um na graça que lhe é própria. Ao nosso querido Dom Vicente Zico cabe a tarefa que sabe desempenhar muito bem, ser como que anjo da guarda da Arquidiocese. Dele recebemos a oração, o exemplo, o testemunho da alegria e uma grande disposição para o trabalho apostólico, edificante e animadora, tantas vezes desproporcional às suas condições de idade e saúde. Dom Teodoro assumirá junto comigo, que sou Arcebispo Metropolitano de Belém, o cuidado pastoral direto do rebanho a mim confiado. A mim foi confiada a solicitude pastoral por este rebanho e ele vem para ajudar-me.

Sua notável preparação intelectual será muito oportuna, possibilitando-lhe o envolvimento na organização da futura Universidade Católica, o cuidado da formação permanente dos presbíteros, diáconos e leigos. A ele caberá, junto com o Arcebispo, programar e realizar as visitas pastorais, além da presença episcopal diuturna nas paróquias, especialmente para as Crismas. Dom Teodoro será um irmão Bispo, acolhido com muita esperança em nossa Igreja.

Neste terceiro domingo da Páscoa, conduzidos pela narrativa da experiência dos Discípulos de Emaús com o Senhor Ressuscitado, acontece a ordenação episcopal de Dom Teodoro. Após a proclamação do Evangelho e a invocação do Espírito Santo, será apresentada a Bula de nomeação episcopal, assinada pelo Papa Bento XVI, com a qual o eleito pode receber o sacramento. Os textos bíblicos orientarão a Homilia da Missa, celebrada no mesmo espaço em que o Beato João Paulo II se encontrou com o povo de Cabo Verde, na visita feita àquele país. Depois o bispo eleito deverá manifestar diante do povo de Deus presente suas disposições pessoais para assumir o ministério a que é chamado. Ali estarão, além dos dois Bispos de Belém, outras vinte pessoas, entre sacerdotes, diáconos, leigos e leigas, representando a Arquidiocese.

Padre Teodoro se prostrará por terra, no gesto mais profundo da oração, ao canto da ladainha dos santos, pedindo a participação da Igreja triunfante naquilo que se realiza na terra. Assim disposto, receberá de minhas mãos e dos outros bispos consagrantes a imposição das mãos, a "matéria" do Sacramento. O livro dos Evangelhos será então posto sobre sua cabeça para que, feito Bispo, sempre se recorde de que acima de sua própria vontade estarão sempre a Palavra e a Vontade de Deus. A oração consecratória, "forma" do Sacramento, será pronunciada solenemente pelo presidente da celebração e a parte central da mesma por todos os Bispos presentes: "Enviai agora sobre este eleito a força que de vós procede, o Espírito soberano, que destes ao vosso amado filho, Jesus Cristo, e Ele transmitiu aos santos apóstolos, que fundaram a Igreja por toda parte como vosso templo, para glória e perene louvor do vosso nome".

O novo Bispo, pela imposição das mãos e a oração é assim incorporado na sucessão dos Apóstolos do Senhor, na linha de fidelidade irrepreensível da Igreja, para que, de geração em geração, a mesma graça dada aos primeiros escolhidos por Jesus se perpetue e realize sua obra na Igreja.

No Sacramento da Ordem, a unção manifesta a conformidade com Cristo: como Ele foi ungido pelo Pai com o Espírito Santo e consagrado Sumo Sacerdote, assim o novo Bispo é ungido com o Óleo do Crisma em sua cabeça, manifestando a unção interior que é invisível. Depois recebe os sinais externos da graça recebida: o anel significa a fidelidade do Bispo para com a Igreja, esposa de Deus, a mitra, o esforço na busca da santidade, o báculo pastoral o encargo de reger a Igreja e, com o abraço dos seus irmãos Bispos, é acolhido no Colégio dos Bispos.

Tendo concelebrado com os Bispos e Sacerdotes a Santa Missa, dali para frente, a Missão! Seu futuro se chama Belém do Pará, com todos os seus desafios pastorais, com seu povo maravilhoso, para encontrar-se com nossas sólidas raízes religiosas e de piedade popular. Seja bem vindo, Dom Teodoro. Venha viver conosco, trabalhar conosco, ser sinal de Deus, transmitir-nos sua Palavra. Venha ver o que acontece em Belém, Casa do Pão! 

Dom Alberto Taveira Corrêa

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »