PAZ: ELA COMEÇA DENTRO DO SEU CORAÇÃO

janeiro 01, 2011

No primeiro dia do ano comemora-se o Dia Mundial da Paz. Considerada um dos maiores desejos da Humanidade, a presença da paz permite sonhar com um mundo melhor e com pessoas mais felizes.

Mas é comum entendê-la como o fim das guerras ou um acordo entre povos. Porém, não se deve esquecer de que a paz é algo que vem do coração de cada um de nós. Para se ter harmonia, basta que todos se esforcem para melhorar a convivência com aqueles que estão mais próximos. Está na Bíblia: “Bem-aventurados os pacíficos, porque eles serão chamados filhos de Deus” (Mt 5,9).

Propagar a paz não é tão difícil: pequenas atitudes podem gerar harmonia. Ações simples como evitar brigar com os pais, filhos, parentes, vizinhos, ou ainda, tentar acabar com desentendimentos entre pessoas conhecidas pode ser o início de uma vida com mais paz. O principal é buscá-la todos os dias, cultivar gestos que resultem no entendimento, consequentemente, despertará o amor ao próximo. “Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação” (Rm 14,19).

Para que a paz se manifeste, não se deve procurar apenas no comportamento dos outros, mais sim, no seu próprio coração.

“Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revestir-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas, acima de tudo, revestir-vos da caridade, que é o vinculo da perfeição. Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sedes agradecidos”. (Cl 3, 12-15).    

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »