PAPA CONVOCA CASAIS CRISTÃOS

09:40
Vaticano escolhe o Encontro de Casais com Cristo do Brasil para representar as famílias em congresso internacional

Ter e cultivar a Igreja dentro de casa. Essa é a missão maior da primeira comunidade de qualquer pessoa: a família. Contrariando o que muitos pensam ter a Igreja dentro de casa, não significa uma série de regras e imposições, mas simplesmente viver o maior de todos os mandamentos: "Amai-vos uns aos outros como eu vos tenho amado" (Jo 13,34) e a partir dele tornar o cotidiano, repleto de tarefas, mais leve e mais feliz. A primeira manifestação do amor dentro de uma família é dada pelos responsáveis pela sua origem: o casal. A família é uma instituição tão importante que foi necessário que "dois" que se fazem "uma só carne", fossem designados para gerá-la e tomar conta dela. Foi pensando na importância do casal como fonte da missionariedade e da presença da Igreja na família que nasceu o Encontro de Casais com Cristo (ECC). No ano em que o movimento completa 40 anos o ECC foi convidado pelo Pontifício Conselho para a Família (PCF) para mostrar ao mundo como a evangelização de casais pode transformar as famílias.
O anúncio da escolha veio do bispo auxiliar de Salvador (BA) Dom João Carlos Petrini, que é membro do Conselho Internacional do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família. Em visita a Roma (Itália) no início do mês de Julho em função da reunião do Conselho, Dom Petrini conversou com o presidente do PCF, Cardeal Ennio Antonelli, e apresentou quatro experiências de evangelização da família no Brasil preparadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família da CNBB. Depois de uma análise cuidadosa o PCF informou a CNBB que o ECC havia sido escolhido como modelo de evangelização da Igreja no Brasil a ser apresentado no Congresso da Família Cristã que acontecerá no final do mês de Novembro, em Roma (Itália).
O casal escolhido para representar o ECC em Roma, foi decidido na Reunião do Conselho Nacional do Encontro de Casais com Cristo, que ocorreu em outubro em Brasília (DF). Antônio e Celinha Olimpio são de Juiz de Fora (MG) e foram indicados pelo ECC para apresentar o trabalho do grupo na Itália, no entanto, um problema de saúde impediu Antônio de viajar e o próprio casal escolheu outro casal mineiro, para cumprir a missão. "Eles são nossos amigos próximos, com certeza vão fazer um excelente trabalho e representar bem o ECC", explica Celinha. O novo casal responsável, Alceu e Maria Lúcia Fernandes, também é da cidade Juiz de Fora (MG) e já faz parte do Encontro há 19 anos.
O tema do congresso deste ano é "Família Cristã- Sujeito de Evangelização" e é uma preparação para o grande evento do Pontifício Conselho para a Família (PCF) que acontecerá em Milão (Itália) em 2012. 

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »