LEIGOS NA MIRA DOS BISPOS

novembro 12, 2010
A comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Norte 2, realizará nos dias 16 a 17 um seminário com o objetivo de partilhar experiências e conhecer a realidade de quem vivencia o sentido de ser Igreja por meio do ministério leigo. O encontro reunirá representantes de dioceses e prelazias responsávéis pela formação para o lacaito e cursos de teologia para leigos no estado do Pará e Amapá. Cada diocese recebeu uma carta-convite enviada às lideranças leigas para participar do seminário, realizado nas sede da CNBB em Belém.
O seminário já percorreu várias partes do país, está iniciativa tem o objetivo da partilha das diferentes experiências de formação, e contribuir na elaboração de indicativos básicos de formação do leigo; e socializar os resultados destes trabalhos para o laicato e para os cursos de teologia.
Segundo Leila Carvalho, presidente do Conselho Regional dos Leigos, a meta é que apartir deste primeiro passo a Comissão Nacional poderá elaborar um projeto que visa uma ação comum de formação e atuação dos leigos. "Mas antes é preciso conhecer as realidades. Em nosso regional, por exemplo, ainda existem desafios relacionados à organização e estrutura. Não há espaço adequado para que o leigo desenvolva um trabalho para melhor servir a Igreja", afirma.
Além disso, Leila explica que ao conhecer mais a realidade de evangelização será possível trabalhar pela animação e amadurecimento da identidade do leigo, fazer com que ele tome consciência de seu papel na sociedade, que é ser co-responsável junto aos sacerdotes de levar adiante a missão da Igreja no mundo.
O primeiro passo para a iniciativa surgiu em 2008, quando secretários executivos dos regionais e assessores da CNBB perceberam que a formação poderia ser uma ferramenta para ajudar os estudos sobre a realidade do laicato no país e planejar uma ação conjunta. Aliado a esse projeto, existe a própria missão de oferecer formação contínua para as lideranças leigas, como revela o Documento de Aparecida e as atuais Diretrizes Gerais da Evangelização da Igreja.
Para o assessor do Setor Leigos da Comissão para o Laicato da CNBB que estará em Belém durante o seminário, professor Geraldo Aguiar, os seminários promovidos pelo Brasil servem de base para a elaboração de novos indicativos de formação para os leigos.
Mais informações sobre o seminário por meio do telefone 3266-0055 (CNBB).

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »