14º ENCONTRO DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASES (CEBS)

novembro 09, 2010
Acontecerá em Icoaraci, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no conjunto Eduardo Angelin, no dia 14 de novembro às 8h até as 14h. Um dos objetivos do encontro é o de reanimar e cria novas comunidades entre 2010 e 2014.
Os encontros acontecem geralmente duas vezes ao ano no 1º domingo de junho e novembro, as paróquias são escolhidas por região para dinamizar os setores e conhecer a realidade das comunidades.
Participam do encontro as comunidades da grande Belém como Marituba, Ananindeua, em que eles farão o momento de partilha e estudo do documento 92 da CNBB com o tema: Mensagem ao povo de Deus sobre as comunidades de Eclesiais de Base.
Os encontros Intereclesiais das CEBS acontecem desde 1975 em Vitória/ES, reúnem diversas dioceses para a troca de experiência e reflexão teológica e pastoral acerca da caminhada das CEBS. Acontece também à congregação de bispos, religiosos, presbíteros, assessores e assessoras, animadores de comunidades, bem como convidados de outras igrejas cristãs e tradições religiosas. Neles se expressa à comunhão entre os fiéis e seus pastores.
Segundo a secretária da CEBS do Regional Norte 2 Regina Lucia é importante conhecer as realidades das outras comunidades para fazer com que aquelas que se encontram desanimadas com dificuldades para caminhar devido a barreiras como a violência, ganhem um novo ânimo. Este é um dos papeis importantes do trabalho da CEBS o de oração e na luta por melhorias nas comunidades como que aconteceu na Comunidade Transfiguração do Senhor no Curuçambá em Ananindeua com o tema: Como ser comunidade na sua área de atuação.
A secretária comenta que eles estavam encontrando dificuldades para levar adiante o trabalho de evangelização em função do medo por se tratar de uma área perigosa, e também nas pastorais, liturgia etc. o encontro deu uma nova perspectiva para seus trabalhos, pois, falamos da força que nos impulsiona a continuar a caminhada que é o nosso Senhor Jesus Cristo por obra do Divino Espírito Santo. A CEBS tem a capacidade de cuidar da formação das próprias comunidades e de olhar, com compaixão, a realidade e incentivar as comunidades eclesiais de base, a obter um relacionamento fraterno de igualdade com as demais comunidades pertencentes à mesma paróquia.

PROGRAMAÇÃO:
08h00min – CHEGADA / ANIMAÇÃO;
08h30min – CELEBRAÇÃO DE ABERTURA - REG. SÃO JOÃO BATISTA;
09h00min – EXPOSIÇÃO DO TEMA.
10h30min - LANCHE PARTILHADO;
10H50min – RETORNO AO TEMA;
12h30min - ALMOÇO PARTILHADO.
14h – CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA:
ACOLHIDA e ATO PENITENCIAL: REG. SANTANA/ Mª GORETHI; //LITURGIA DA PALAVRA: REG. MENINO DEUS/SÃO VICENTE // PRECES: CADA REGIÃO FARÁ UMA; // OFERTÓRIO: REG. SANTA CRUZ // CONSIDERAÇÕES FINAIS E AGRADCIMENTOS: REG. SÃO JOÃO BATISTA (EQUIPE LOCAL).

CONDUÇÃO:
Vindo da Cidade Velha e Jurunas, pegar o ônibus Eduardo Angelim/Ver-o-peso e descer próximo a escola ou Icoaraci/Almirante Barroso que passa na Presidente Vargas descer em frente ao Conjunto Bom Clima e andar 15miutos para encontrar a escola.
Vindo de Ananindeua e Marituba, o ônibus é o Ocoaraci?Estação Br, descer em frente ao Conjunto Residencial Bom Clima.
Vindo de São Braz pela Augusto Monte negro podem ser os ônibus Icoaraci/São Braz – Icoaraci/Almirante barroso ou Outeiro/São Braz
OBS.: Levar alimentos para a partilha; prato e principalmente copo não descartável para uso pessoal. Levar bandeira ou estandarte de sua Comunidade. Deveremos vestir roupas com as cores de cada Região Episcopal: AZUL (Santana/ Gorethi), VERDE (Menino Deus e São Vicente), VERMELHO (Santa Cruz) BRANCO (São João Batista).
- As Comunidades que têm trabalhos de geração de renda, em todos os sentidos podem levá-los para fazer exposição e venda dos produtos.

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »