OBATISMO DE JESUS

janeiro 10, 2010
O Batismo de Jesus ou Batismo de Cristo (em algumas religiões) foi um evento bíblico no qual Jesus de Nazaré foi batizado por João Batista, sendo entendido por muitos como o início do ministério apostólico de Jesus. Todos os três Evangelhos relatam essa passagem como uma vontade do próprio Jesus de se batizar para instituir o rito do Batismo como doutrina divina. Alguns entedem o Batismo de Jesus como a prova real de que este seria realmente o Filho de Deus. De acordo com a Bíblia, Jesus teria sido batizado nas margens do rio Jordão
Segundo a Bíblia, Jesus já em vida adulta retornara da Galiléia para onde seu primo João Batista pregava a palavra de Deus e anunciava a vinda do Filho do Homem. Segundo o Evagelho de Mateus, Jesus pediu para que João o batizasse, porém este hesitara, alegando que não era digno de batizar o Filho do Homem. Entretanto, João consentiu em baitzar Jesus por imersão. Após Jesus ser imergir nas águas do Jordão, uma pomba branca brandou dos céus na direção de Jesus e logo ouviu-se uma voz que anunciara: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo". (Mt 3:17)

Segundo a Bíblia, principal fonte histórica acerca da vida de Yeshua, após o seu batismo, Jesus teria sido condzido para o deserto, pelo próprio Espírito Santo, para ser tentado pelo Diabo.
De acordo com o Evagelho de João, ao ver Jesus, João Batista o teria indentificado como "O Cordeiro de Deus, que tira o pecado o mundo." Para os mais variados grupos cristãos, o Batismo de Jesus simboliza a introdução do Batismo na vida do cristão. Para a maioria das denominações cristãs o batismo de Jesus representa o início do ministério de Jesus. O Batismo de Jesus também faz parte dos Mistérios do Santo Rosário.

No Novo Testamento, João Batista é decristo como habitando a região do deserto do Mar Morto. E depois iniciou sua pregação na região da Judéia, tendo instituído o Batismo como doutrina proveniente de Deus e caminho da salação eterna. Alguns estudiosos descrevem esta região como uma das mais corrompidas da época. Algumas tradições religiosas indicam o local de pregação de João Batista próximo a atual Ponte Allenby.

Jesus encontrou João Batista anunciando a palavra de Deus ns margens do rio Jordão e lá foi batizado por ele, marcando o início de seu ministério. Atualmente, são fomosos os locais apontados como o local exato do Batismo de Jesus.
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Batismo_de_Jesus"

Compartilhe

Fundada no ano de 1758 no Distrito de Benfica, Município de Benevides, Estado do Pará. Administração: Pe. Saul Muniz, mps

Posts Relacionados

Anterior
« Prev Post
Próximo
Next Post »